Daqui quero iluminar

Há uma certeza que nos vem de Deus: "Daqui quero iluminar. Nada temam. Estou convosco. Vivam em contínua conversão." (Bv Alberione)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Santos Anjos da Guarda

02 de Outubro

Os  anjos nos guardam em nossos caminhos, por ordem do próprio Deus,  como diz, na Bíblia,  o Salmo 91.

O justo confia em Deus

Você que habita ao amparo do Altíssimo, e vive à sombra do Onipotente,
diga a Javé: «Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em ti!»

Ele livrará você do laço do caçador, e da peste destruidora.

Ele o cobrirá com suas penas, e debaixo de suas asas você se refugiará. O braço dele é escudo e armadura.

Você não temerá o terror da noite, nem a flecha que voa de dia,

nem a epidemia que caminha nas trevas, nem a peste que devasta ao meio-dia.
Caiam mil ao seu lado e dez mil à sua direita, a você nada atingirá.

Basta que você olhe com seus próprios olhos, para ver o salário dos injustos,
porque você fez de Javé o seu refúgio e tomou o Altíssimo como defensor.

A desgraça jamais o atingirá, e praga nenhuma vai chegar à sua tenda,
pois ele ordenou aos seus anjos que guardem você em seus caminhos.

Eles o levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra.

Você caminhará sobre cobras e víboras, e pisará leões e dragões.
«Eu o livrarei, porque a mim se apegou. Eu o protegerei, pois conhece o meu nome.

Ele me invocará, e eu responderei.
Na angústia estarei com ele. Eu o livrarei e glorificarei.
Vou saciá-lo de longos dias e lhe farei ver a minha salvação».

Desde a infância até a morte, nossa vida é protegida pelos anjos e por sua intercessão pois, lê-se no Catecismo da Igreja Católica, 

"Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus".

A existência desses seres espirituais, não corporais, chamados anjos, tem a seu favor o claro testemunho das Sagradas Escrituras e a unanimidade da Tradição. 
"O anjo de Deus acampa ao redor dos que o temem, e os liberta"(Sl 34,8). 


Os anjos são mensageiros da salvação:
 "porventura não são todos eles espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação?", lê-se na carta aos Hebreus (Hb 1,14).

Fundando esta verdade de fé na própria afirmação de Jesus, a Igreja nos diz que cada cristão, desde o momento do batismo, é confiado a um anjo particular, que tem a missão de guardá-lo, guiá-lo no caminho do bem, inspirar-lhe bons sentimentos, secundar suas livres escolhas quando estas o encaminham a Deus, ou fazer-lhe perceber a censura interior da consciência quando elas conduzem à transgressão da lei divina.

A estas invisíveis testemunhas de nossos pensamentos mais recônditos e inconfessáveis, de nossas ações boas ou não tão boas, públicas ou escondidas, nossa época voltou a dar particular atenção. Seu precioso "serviço" é testemunhado na vida de muitos santos de nosso tempo. 
"Os anjos oferecem a Deus as nossas esmolas, recolhem até nossos desejos, fazem valer diante de Deus também nossos pensamentos. Sejamos felizes por ter amigos assim pressurosos, intercessores fiéis, intérpretes caridosos". ( Bossuet).

A festividade deste dia foi estendida à Igreja universal por Paulo V, em 1608, mas já um século antes era celebrada, à parte, a festa de São Miguel.

(Do livro "Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente", Paulinas Editora)

Oração:
Santo anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
Se a ti me confiou
a piedade divina,
sempre me rege,
me guarde e ilumine.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário