Daqui quero iluminar

Há uma certeza que nos vem de Deus: "Daqui quero iluminar. Nada temam. Estou convosco. Vivam em contínua conversão." (Bv Alberione)

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Santa Teresinha do Menino Jesus

Doutora, Santa dos tempos modernos, Padroeira das Missões
1º  de outubro 

Marie Françoise Thérèse Martin, jovem de transparente beleza, órfã de mãe aos 4 anos, criada em Lisieux, ao lado de um pai afetuoso e bom, aos 15 anos pôde ingressar, graças a uma concessão especial especial, no Carmelo de Lisieux, onde já duas irmãs estavam e a terceira haveria de segui-las.

Percorreu a grandes passos o caminho rumo à santidade, “lançando a Jesus as flores dos pequenos sacrifícios”, que não eram pequenos, como não foi fácil a ascese sob o signo da “infância espiritual” — ditada não pela tendência toda feminina de fazer uso de diminutivos e de palavras carinhosas, mas por uma autêntica e robusta espiritualidade, em sintonia com a advertência evangélica de “tornar-se pequenos como as crianças”.

Nos nove anos de vida claustral, Teresa deixou uma marca profunda, oferecendo ao mundo cristão a surpreendente imagem de uma jovem freira que, embora relegada à estrita clausura do Carmelo, viveu imersa na vida eclesial. Isso a ponto de, em 1927, dois anos depois da canonização, ser proclamada padroeira das Missões, junto com são Francisco Xavier, e, em 1944, co-padroeira da França, ao lado da guerreira santa Joana d’Arc.

Pio X não hesitou em defini-la “a maior santa dos tempos modernos”. Em 19 de outubro de 1997, João Paulo II declarou-a Doutora da Igreja, a terceira mulher a receber esta homenagem, depois de Catarina de Sena e Teresa de Ávila.

Teresa de Lisieux queria ser tudo: guerreira, missionária, apóstolo. Depois teve a intuição: o amor! “No coração da Igreja eu serei o amor.”

(Do livro "Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente", Paulinas Editora)

Pensamento

Oração a Santa Terezinha
Santa Terezinha, 
faze com que as tuas preces, 
sempre tão agradáveis a Jesus,
descortinem nossa visão, para que 
possamos contemplar a face do Justo Senhor
E para que, assim, sejamos 
abençoados em nossa caminhada de fé.
Assiste-nos,  para que o Senhor Jesus,
Faça prosperar em nós a virtude do amor.
Pedimos, ainda, para que
Sejamos amparados pelo teu auxílio.
Que o Senhor Jesus, com a tua intercessão,
desperte em nós o amor à Igreja e 
a vocação missionária.
Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário