Daqui quero iluminar

Há uma certeza que nos vem de Deus: "Daqui quero iluminar. Nada temam. Estou convosco. Vivam em contínua conversão." (Bv Alberione)

sábado, 11 de maio de 2019

Hora de Adoração a Jesus Eucarístico



Iniciamos a  Hora de Adoração (Visita) a Jesus Mestre  Eucarístico, cantando:

Canto:  
Vós sois o Caminho, a Verdade e a Vida,
o Pão da alegria descido dos céus (bis)

1. Nós somos caminheiros que marcham para os céus
Jesus é o Caminho que nos conduz a Deus.

2. Da noite da mentira, das trevas para a luz 
busquemos a verdade, Verdade é só Jesus.

3. Pecar é não ter vida, pecar é não ter luz
Tem vida só quem segue os passos de Jesus.

4. Jesus Verdade e Vida, Caminho que conduz
As almas peregrinas que marcham para a luz 

Rezamos a oração com a qual colocamos nossas intenções:

Oração Inicial
Jesus, Divino Mestre, nós vos adoramos, vivo na Eucaristia, 
vivo na Igreja, vosso Corpo Místico  e sacramento de salvação. 
Nós vos louvamos e agradecemos  pelo dom da Igreja, 
na qual continuais a ser para nós o Caminho, a Verdade e a Vida. 

- Nós vos pedimos por todos os que ainda não receberam o Evangelho, 
e pelos que não vivem integralmente a fé. 

- Que todos tomem parte no diálogo de salvação com a Igreja; 
e a humanidade inteira realize a unidade na verdadeira fé, 
na mesma esperança e na caridade. 

- Confirmai, cada vez mais, toda a Igreja na santidade. 

- Assisti o papa e os bispos, santificai os sacerdotes, 
os religiosos e todo o povo de Deus! 

- Senhor Jesus, o vosso desejo e também o nosso: 
"Que haja um só rebanho e um só Pastor", 
a fim de podermos encontrar-nos todos reunidos, 
na Igreja gloriosa.

- Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida, 
tende piedade de nós.

LEITURA (Verdade)

“Nada temam. Eu estou com vocês”, nos diz Jesus neste momento (Jo 14,1; Mt 28,20)

Com  a Bíblia aberta no texto Mt 22,15-21 (ou outro), invocamos o  Espírito Santo com canto:

Canto: Vem, Espírito Santo
R. Vem, Espírito Santo, vem, vem iluminar (bis) 

1. Nossos caminhos, vem iluminar
Nossas ideias,vem iluminar!

2. Nossas angústias, vem iluminar
As incertezas, vem iluminar!

3. Toda a Igreja, vem iluminar!
A nossa vida, vem iluminar!

4. Nossas famílias, vem iluminar!
Toda a terra, vem iluminar!


1- O que diz o texto ?
Na Bíblia, lemos, devagar e atentamente, o texto Mt 22,15-21. 
Relê-lo. 
Demorar em alguma expressão mais forte. 
Procurar compreendê-la. Partilhar o que entendeu, sob a luz do Espírito Santo.

Comentário 

A pergunta dos seguidores de Herodes é maliciosa. Tenta confundir Jesus. Trata-se, na verdade, de um jogo. Pode ter conotação religiosa.

Jesus utiliza uma estratégia muito hábil, referindo-se à moeda.  Com sua resposta revela a má intenção e a hipocrisia dos fariseus.  Se eles reconhecem como legal a moeda, hão de concordar com o que nela está escrito: "A Deus o que é de Deus". O Mestre Jesus Cristo veio restabelecer a ordem de valores. Acima de qualquer poder humano, político ou econômico está o poder de Deus. (silêncio).

Reconheçamos que em nossa vida o poder de Deus está acima de qualquer outro poder.

Canto: Eu vim para escutar
1. Eu vim para escutar
Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor
2.Eu gosto de escutar
Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor
3.Eu quero entender melhor
Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor
4.O mundo ainda vai viver
Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor 

2. MEDITAÇÃO (Caminho)
“Tenham o coração arrependido” (Mc 1,15)
O que a Palavra diz para mim, para nós?
Recordamos outros textos bíblicos relacionados ao que lemos. Atualizamos, trazendo o texto para hoje. Existem, hoje, pessoas e realidades semelhantes?
Espelhamos na Palavra a nossa vida, a comunidade e o mundo. Fazemos o exame de consciência, seguindo os passos: 
Qual lugar Deus ocupa na minha vida? Fazemos, em silêncio, uma lista a partir das prioridades da nossa vida. Assim,
1o. lugar: ..................................................................
2o. lugar: ..................................................................
3o. lugar: ..................................................................

- Examinemo-nos sobre os pensamentos, palavras, ações, sentimentos (Pausa para Exame).

- Pedimos perdão a Deus pelas faltas e  omissões:
.
Canto
Senhor, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!

Pai de infinita bondade, que a tua vontade se faça verdade no meio de nós (bis)

Senhor Jesus Cristo, piedade, piedade de mim que não te obedeci nem segui tua voz (bis)


Que teu Espírito Santo nos mostre o caminho de Paz e Justiça sem ódio e sem dor (bis). 

3.  ORAÇÃO (Vida)

“Daqui quero iluminar” (Jo 8,12).

O que o texto nos faz dizer a Deus?
Fazemos adoração e pedidos espontâneos. (Pausa para Oração de cada um).
Depois rezar a Oração a Jesus Caminho, Verdade e Vida

Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!

Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!

Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!

Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós!

Oferecemos agora  a nossa vida rezando:
Pai nosso...

Canto: Salmo 23 - Pelos prados e campinas

1. Pelos prados e campinas verdejantes eu vou
É o Senhor que me leva a descansar
Junto as fontes de águas puras repousantes eu vou
Minhas forças o Senhor vai animar

R.: Tu és Senhor, o meu pastor,
por isso nada em minha vida faltará
Tu és Senhor, o meu pastor,
por isso nada em minha vida Faltara

2.  Nos caminhos mais seguros junto dele eu vou
E pra sempre o seu nome eu honrarei
Se eu encontro mil abismos no caminho eu vou
Segurança sempre tenho em suas mãos.

3. Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou
Um lugar em sua mesa me preparou
Ele unge minha fronte e me faz  ser   feliz
E transborda minha taça em seu amor. 

4. Com alegria e esperança caminhando eu vou
Minha vida está sempre em suas mãos
E na casa do Senhor eu irei habitar
E este canto para sempre irei cantar.

Podemos rezar também o terço de Nossa Senhora.
(Se for quinta-feira, os mistérios luminosos).

CONTEMPLAÇÃO/ MISSÃO (Vida)
“Daqui quero iluminar” (Jo 8,12).

- Qual a nova luz e o novo olhar que a Palavra despertou em nós?
Assumimos um compromisso a partir do que refletimos e rezamos. Escolhemos alguma frase da Palavra para levar no coração e viver.
Cada um pode dizer qual será a sua frase-memória da oração.

Mensagem final
Os bispos, na Conferência de Aparecida, recordaram: "A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. “Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade”. (DAp 22).

Canto
Tu és minha vida

1. Tu és minha vida outro Deus não há 
Tu és minha estrada a minha verdade
Em Tua palavra eu caminharei
Enquanto eu viver e até quando Tu quiseres
Já não sentirei temor pois estás aqui 
Tu estás no meio de nós.

2. Creio em Ti Senhor, vindo de Maria
Filho eterno e santo, homem como nós
Tu morreste por amor, vivo estás em nós
Unidade Trina com o Espírito e o Pai
E um dia eu bem sei Tu retornarás 
E abrirás o Reino do Céu

3. Tu és minha força outro Deus não há
Tu és minha paz, minha liberdade
Nada nesta vida  nos separará
Em Tuas mãos seguras minha vida guardarás
Eu não temerei o mal Tu me livrarás 
E no Teu   perdão viverei.

4.  Ó Senhor da vida, creio sempre em Ti
Filho Salvador, eu espero em Ti
Santo Espírito de amor desce sobre nós
Tu de mil caminhos nos conduzes a uma fé
E por mil estradas onde andarmos nós
Qual semente nos   levarás.

Bênção de Alberione

Jesus Divino Mestre seja para ti:
A verdade que ilumina,
O caminho da santidade,
A vida plena e eterna.
Que ele te guarde e defenda.
Plenifique de todos os bens e ti e a todos que amas. Amém. 
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário