Daqui quero iluminar

Há uma certeza que nos vem de Deus: "Daqui quero iluminar. Nada temam. Estou convosco. Vivam em contínua conversão." (Bv Alberione)

sábado, 20 de abril de 2019

Meditação diária

A meditação pode ser feita com o método "verdade, caminho e vida". Conforme o bem-aventurado Alberione, consta de três partes:
1. Preparação: está na previsão da noite sobre o tema da meditação no dia seguinte.
2. Corpo da meditação: em três partes: verdade, caminho e vida.
- Verdade - nela predomina o exercício da mente. Faz-se a Oração antes da meditação.  Após ter lido o trecho da Palavra, procurar compreender para que a "verdade refulja aos olhos de nossa mente".
- Caminho - é o exercício da vontade. Confronta-se a própria conduta com o exemplo de Jesus, fazendo o exame de consciência. Depois, agradecer a Deus as boas inspirações, faz-se o ato penitencial, assume-se um propósito de vida.
- Vida - faz-se oração pedindo a graça de ser fiel ao propósito feito. Faz-se preces espontâneas ou alguma formulada.
3. Conclusão: avalia-se como se fez a meditação. Recolhe-se algumas frases que serão lembradas durante o dia, na oração da noite no momento do exame de consciência. (Cf. ALBERIONE, O apostolado da Edição, 91-93).
Reza-se a Oração depois da meditação

Oração antes da meditação
Jesus Mestre,
eu creio com viva fé, que estais aqui presente junto de mim,
para indicar-me o caminho que me leva ao Pai.
Iluminai minha mente, movei meu coração,
para que esta meditação produza em mim frutos de vida.

Depois da meditação
Jesus Mestre,
agradeço-vos pelas luzes que me destes nesta meditação
Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor.
Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver,
com a vossa graça.
Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por mim!
São Paulo Apóstolo, rogai por mim!

Pode-se fazer a meditação com a Leitura Orante, acessando:
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário