Daqui quero iluminar

Há uma certeza que nos vem de Deus: "Daqui quero iluminar. Nada temam. Estou convosco. Vivam em contínua conversão." (Bv Alberione)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

São João Paulo II

Dia 22 de outubro, é dia de São João Paulo II.

João Paulo II foi papa na Igreja Católica, de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte, em 2 de abril de 2005. 

Nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, Polônia.
Filho de Karol Wojtyła e Emilia Kaczorowska.

Faleceu no dia 2 de abril de 2005, no Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano.
Seu sepultamento ocorreu no dia 8 de abril de 2005, na Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano.

João Paulo II serviu por quase 27 anos à  Igreja.

Foi canonizado pelo papa Francisco, no dia 27 de abril de 2014.


ORAÇÃO A SÃO JOÃO PAULO II
Ó São João Paulo,
da janela do céu,
dá-nos a tua bênção!

Abençoa a Igreja,
que tu amaste, serviste e guiaste,
incentivando-a a caminhar corajosamente
pelos caminhos do mundo,
para levar Jesus a todos
e todos a Jesus!

Abençoa os jovens,
que também foram tua grande paixão.
Ajuda-os a voltar a sonhar,
voltar a dirigir o olhar ao alto
para encontrar a luz que
ilumina os caminhos da vida na terra.

Abençoa as famílias,
abençoa cada família!
Tu percebeste a ação de Satanás
contra esta preciosa e indispensável
faísca do céu que Deus
acendeu sobre a terra.

São João Paulo,
com a tua intercessão,
protege as famílias
e cada vida que nasce
dentro da família.

Roga pelo mundo inteiro,
ainda marcado por tensões,
guerras e injustiças.
Tu te opuseste à guerra,
invocando o diálogo e semeando o amor;
roga por nós,
para que sejamos incansáveis
semeadores de paz.

Ó São João Paulo,
da janela do céu,
onde te vemos junto a Maria,
faz descer sobre todos nós
a bênção de Deus! 
Amém.

(Cardeal Angelo Comastri)


MENSAGEM DE PAZ

Dialogar é descobrir.
Quanto mais avançarmos
na descoberta dos outros,
tanto mais substituiremos as tensões
por laços de paz.

Pelo diálogo, aprenderemos
a respeitar a pessoa humana,
seus valores, sua cultura,
sua autonomia legítima,
sua autodeterminação.

Olhar para além de nós mesmos, 
a fim de compreender
e apoiar o que há de bom nos outros;
contribuir para o desenvolvimento
e crescimento justo;
transformar a solidariedade
e o diálogo
em características permanentes
do mundo em que vivemos.
A paz é um valor sem fronteiras!

São João Paulo II
Retirado do livro: 'Mensagens para o ano todo', Paulinas Editora.


FILMES sobre João Paulo II
DVD Karol Wojtyla - Quem é esse homem? (documentário de 58 minutos, da Paulinas Multimídia)
DVD Papa João Paulo II, poemas e orações (45 minutos de arte, filosofia e fé, da Paulinas Multimídia).

LIVROS sobre João Paulo II

- JOÃO PAULO II, UM PAPA QUE NÃO MORRE, Gian Franco Svidercoschi, Paulinas Editora.

João Paulo II foi um personagem determinante para a história, a política e o Cristianismo do século XX. Sua personalidade e carisma transformaram-no em uma figura de singular grandeza, impossível de ser esquecido. No entanto, sem um trabalho histórico e de memória, alguns aspectos podem ficar minimizados e se perderem no tempo. Impedir que isso aconteça, que as lembranças desse homem de Deus restem sendo apenas emoções antigas de gerações que inevitavelmente passam, é o sentido último do livro de Gian Franco Svidercoschi, estudioso que há mais de meio século acompanha os acontecimentos do mundo do vaticano. Escrito com paixão, seu livro João Paulo II – Um Papa que não morre, agora editado por Paulinas, apresenta um perfil multifacetado do pontífice, de modo a perpetuar sua lembrança às futuras gerações.

Svidercoschi reúne praticamente duas obras em uma só. Inicialmente apresenta uma narrativa sobre o homem Karol Wojtyla, a eleição, as grandes diretrizes de seu pontificado e as condições da Igreja que ele deixou ao sucessor Bento XVI - uma Igreja certamente diferente da que lhe foi confiada em 16 de outubro de 1978. A seguir, expõe um retrato da imensa multidão que acompanhou os últimos momentos de João Paulo II e que hoje o visita em seu túmulo, estabelecendo um "colóquio" cheio de mistério e de vida. Unindo essas duas perspectivas, a obra deixa emergir a questão da herança do padre, bispo e pontífice que viveu toda a sua vida concentrado no seu ministério e na condução da Igreja rumo ao novo milênio, uma herança cujos frutos espirituais continuam extraordinariamente abundantes.

- ESTA É A MINHA VIDA JOÃO PAULO SEGUNDO... ELE PRÓPRIO - Org.: Saverio Gaeta - Paulinas Editora

O distanciamento histórico e a celebração da beatificação configuram ocasião apropriada para rever a trajetória de João Paulo II. A obra Esta é minha vida - João Paulo segundo... ele próprio apresenta uma espécie de autobiografia desse papa que atravessou o mundo levando mensagem de fraternidade a todos os povos. “Escrita com o coração” a narração de sua vida se desdobra como nunca fora antes registrada, através das muitas confidências feitas em discursos e colóquios e que serviram de contraponto ao seu magistério e aos encontros com milhões de fiéis em todo o mundo.

Ele próprio nos conta sobre as raízes polonesas e a descoberta da vocação religiosa, a passagem de sacerdote a bispo e cardeal, a eleição como 264o sucessor de Pedro, e sua missão como pontífice - as viagens, os encontros com os jovens, as encíclicas, os apelos em favor da paz, as canonizações... Também expõe seus pensamentos, suas experiências, a devoção a Maria e, como não poderia deixar de ser, fala sobre o atentado de que foi vítima em 1981, a peregrinação a Fátima em agradecimento por ter sido salvo e ainda o sofrimento dos últimos tempos, em virtude da idade e das enfermidades.

Com estilo vivaz e envolvente, Saverio Gaeta edita, como num filme, as imagens de uma existência marcante em todos os sentidos, o retrato de um homem que, em quase vinte e sete anos de pontificado, marcou de modo singular a história do século XX; Consegue demonstrar a profundidade de seu magistério, ao qual se dedicou integralmente e de modo incansável como verdadeira rocha sobre a qual passa o rebanho.

- NÃO TENHAM MEDO, VIDA E OBRA DE JOÃO PAULO II, DVD, Paulinas Multimídia
João Paulo II foi um homem destemido que convidou a humanidade a "não ter medo" dos desafios, das ideologias, das próprias fragilidades e até mesmo da morte.

O Filme narra a trajetória de uma das personalidades mais importantes do século XX, João Paulo II.
Com força de vontade férrea, preparou a humanidade para a chegada ao século XXI.
É a história de um homem destemido que encorajou o mundo, convidando-o a "não ter medo". Medo dos desafios da fé, das ideologias, das próprias fragilidades e mesmo, da morte. Karol Wojtyla, primeiro papa polonês da história da Igreja.

-  A GUERRA E O SILÊNCIO DE DEUS - UM SILÊNCIO PESADO E DESCONCERTANTE - Bruno Forte - Paulinas Editora

"Jamais o futuro da humanidade poderá ser assegurado pelo terrorismo e pela lógica da guerra. Nós cristãos, particularmente, somos chamados a ser sentinelas da paz nos lugares onde vivemos e trabalhamos."

Violências, guerras, atentados terroristas. Diante de acontecimentos tão graves, qual a reflexão para um teólogo? O que ele tem a dizer diante da tragédia de 11 de setembro de 2001, quando as Torres Gêmeas em Nova York foram atingidas? Ou, ainda, diante da explosão da guerra anglo-americana contra o Iraque, de repercussões e número de vítimas ainda difíceis de se mensurar? O arcebispo de Chieti, na Itália, teólogo de renome internacional e professor de Teologia Dogmática, se lançou ao desafio de avaliar estas e outras questões em A Guerra e o Silêncio de Deus.

Profundo, seu livro A guerra e o silêncio de Deus traz logo na primeira página as palavras de João Paulo II. Em audiência geral, em 11 de dezembro de 2002, ele disse: Além da espada e da fome, existe uma tragédia maior, aquela do silêncio de Deus, que não se revela mais e parece estar fechado em seu céu, como que desgostoso do agir da humanidade..."

A obra reúne vinte editoriais publicados no jornal napolitano Il Mattino, entre 19 de setembro de 2001 e 30 de março de 2003, correspondendo ao ataque às Torres Gêmeas de New York e ao começo do segundo ataque dos Estados Unidos ao Iraque. Há, contudo, uma grande unidade entre esses vinte textos, pois o autor se coloca numa perspectiva de fé e desenvolve uma reflexão teológica fundada na verdadeira noção de paz, que nasce no reconhecimento de Deus pelos humanos, pessoas e sociedades, o que nos leva a dobrar à verdade e a empenhar-nos no amor uns pelos outros.

Quando a vontade humana se empenha na realização de seus próprios fins, contra tudo e contra todos, o resultado é a guerra, que assume hoje gigantescas proporções, e o silenciar dos mortos, da verdade e de Deus, abandonando os humanos às suas próprias ilusões e à sua liberdade.

Esses vinte editoriais constituem uma extraordinária meditação sobre a paz, costurada com o testemunho da sabedoria divina e humana, aaquela de que a constante palavra de João Paulo II tem sido o eco legítimo, e esta, alimentada sobretudo pela doutrina da não-violência e o comportamento das crianças...

Dom Bruno Forte nos dá, aqui, o testemunho da profundidade e da atualidade de um pensamento social verdadeiramente cristão e nos estimula a mudar diante de um silêncio desconcertante. Ouvir Deus continua urgente e imperioso!

- PALAVRAS-CHAVE DE JOÃO PAULO II - lembranças de Monsenhor Renato Boccardo,  Paulinas Editora.
Com esta obra o autor faz memória dos gestos, das palavras, e dos grandes fatos do pontificado de João Paulo II. Quem não viu, pelo menos uma vez, o seu rosto, ao vivo, na TV, nos jornais? Quem nunca ouviu aquele "louvado seja Jesus Cristo" com o qual iniciava o seu falar? Também nós aprendemos a recitar os slogans afetuosos dos jovens em diversas línguas: "John Paul Two we love you", "Juan Pablo Segundo te quiere todo el mundo".

João Paulo II obedeceu fielmente ao mandato de Cristo, de ir a todos os povos comunicar a Boa-Nova. E disso todos nós somos testemunhas. O que resta a dizer? De um homem assim se falará - e se escreverá - ainda por muito tempo. Agora que é santo, de toda parte do mundo se erguem orações a ele para que interceda junto de Deus, para que seja companheiro nos dias escuros do desespero humano. Nesta obra - através de algumas palavras-chave do pontificado de João Paulo II - fluem as lembranças de Monsenhor Renato Boccardo, organizador das Jornadas Mundiais da Juventude e das últimas viagens do Pontífice.

- Carta do Papa João Paulo II aos artistas
- Carta do Sumo Pontífice João Paulo II sobre a Peregrinação
- Carta aos anciãos do Papa João Paulo II
- Vida e testamento de João Paulo II e homilia do Cardeal Ratzinger
- Cinco minutos com João Paulo II
- 365 dias com João Paulo II
- Comunicação nos passos de João Paulo II (A)
- Comunicação nos passos de João Paulo II (A) - (ebook)
- João Paulo II - novena, história e orações
- Cinco segredos da Santidade com o Papa João Paulo II (Os
- Fides et Ratio (1998)
- Centesimus Annus (1991)





Um comentário:

  1. Tenho São João Paulo , um Grande Santo . Em 2013 fiz uma novena a Ele pedindo a cura de minha mãe que sofria do mal de alzhaime e Ele ,por Jesus e Maria minha mãe foi curada . Graças a São João Paulo . Amem

    ResponderExcluir